top of page

Projetos ensinam em diferentes ambientes

  • Itamar Batista
  • 15 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

De todos os projetos desenvolvidos pela turma, quatro usam a fotografia como atividade principal. Os trabalhos têm diferentes finalidades e ambientes. Considerando essa variedade, podemos identificar que a fotografia pode ser facilmente inserida e desperta interesse, o que é importante para a proposta se efetive. Das intervenções a seguir, todas utilizam os celulares dos participantes do projeto para a produção das fotografias e os autores também se disponibilizaram a colaborar socializando os seus conhecimentos quanto à história, técnicas de composição, produção e planos e enquadramentos da fotografia.


O projeto de intervenção intitulado A Fotografia Como Ferramenta Para O Autoconhecimento Através Da Educomunicação, da estudante Nadia Ribeiro, envolve 24 estudantes do curso de Psicologia da Unoeste e, de acordo com o trabalho, reflexão aos jovens universitários do curso de Pedagogia acerca de suas inseguranças e medos para que seja possível atingir um novo nível de autoconhecimento e eles consigam se aproximarem da sua própria identidade, ou seja, o “conceito de si”. Diferentes dos outros, serão produzidos autorretratos e os participantes também produzirão a legenda de suas fotografias, onde serão discutidas questões como conflitos emocionais, família, laços afetivos, segurança pessoal, saúde, estética, sexualidade, política, educação e trabalho. Para concluir as atividades, as fotografias serão expostas na sala 234-B no bloco B1 do Campus II da Unoeste, com data a ser estabelecida em breve.


O estudante Daniel Lucena aplicou seu projeto na zona rural do município de Caiuá. O projeto Oficina Fotográfica Educomunicativa com Crianças da Zona Rural no Município De Caiuá se propõe a abordar, por meio da fotografia, questões relacionada à natureza, animais e família. O trabalho é feito por oficinas que buscam ensinar as técnicas de composição de fotografias e promover reflexão acerca dos temas tratados e desenvolver a criatividade e o potencial de expressão. Três crianças, com idades que variam entre 3 e 11 anos de idade, participam do projeto. De acordo com a proposta, ao fim dos trabalhos, as imagens serão expostas e publicadas no Facebook pessoal do autor do projeto.




Analisar o espaço urbano por meio da fotografia é o objetivo do projeto Olhar Geométrico, desenvolvido pela estudante Carol Nezi. De acordo com a proposta, a ideia é fazer com que as crianças participantes, acolhidas pelo Lar Santa Filomena, de Presidente Prudente, possam enxergar no desenho da cidade as formas geométricas estudadas e explorar as construções para produzir fotografias. Projeto da área de Educomunicação, a proposta de intervenção escolhida pela autora e mais adequada, de acordo com ela, é a Expressão Comunicativa Através das Artes. Ao fim das atividades, as imagens produzidas também serão expostas no Lar.



Registro de Fé é o nome do projeto realizado pela estudante Thauana Pulido junto dos participantes do Grupo de Jovens da Paróquia São Paulo Apóstolo. O trabalho mostra uma das diversas frentes e ambientes em queatividades educomunicativas podem feitas. De acordo com o projeto inicial, a ideia é mostrar, por meio das fotografias produzi​das por cada um dos membros que participam do projeto, a importância da religião em suas vidas. Projeto Educomunicativo que é, a autora escolheu a área de intervenção como Expressão Comunicativa Através das Artes, Thauana justifica a escolha da fotografia e dos jovens para desenvolver seu trabalho porque, de acordo com uma pesquisa que usou em seu projeto, 2015 pela Agência Brasil, 82% dos jovens têm um aparelho celular próprio, que poderá ser utilizado para fotografar. Para embasar teoricamente a produção, a estudante ministrou oficinas sobre a história e as técnicas de produção, planos e ângulos fotográficos. Com este conhecimento, os participantes foram convidados a produzir também legendas das imagens, que complementam a leitura das imagens. Os resultados podem ser conferidos na fanpage oficial do projeto.














 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page