top of page

Trabalhos com fotografia mostram possibilidades do uso do celular na escola

  • Itamar Batista
  • 21 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Como inserir, positivamente, o uso dos aparelhos celulares e das possibilidades de suas câmeras amadoras no ambiente escolar e explorar a potencialidade comunicativa destes aparelhos quanto à produção de sentido, informação e conteúdo noticioso por meio destes aparelhos? Este é um dos aspectos sobre os quais os projetos das alunas Amanda Monteiro e Tainá Cassiana podem trazer luz aos professores que atuam diretamente e têm dificuldades ao se deparar com este tipo de situação escolar.



A cidadania é o foco do projeto da estudante Amanda Monteiro, intitulado A Discussão Sobre Cidadania em Cliques. As atividades ocorrem na escola estadual Prof. Milton Gazzetti, em Presidente Venceslau, cidade em que a idealizadora do projeto mora. Uma exposição das imagens foi organizada no dia 14 de novembro no pátio da unidade educacional. O projeto envolveu, ao todo, 77 alunos da escola, que produziram fotografias aliando o que foi estudado nas disciplinas de História e Geografia, além de relacioná-las com situações de seu cotidiano. O objetivo foi desenvolver, nos participantes, a habilidade de expressar, por meio das fotografias, o que foi visto em sala de aula e motivar a ler o dia-a-dia com responsabilidade social e senso crítico. Nos encontros realizados, foram apresentados conceitos e práticas da linguagem fotográfica, pauta, edição e ética no fotojornalismo.




Já 14 alunos do terceiro ano do ensino básico de uma escola epitaciana participam do projeto Fotografia Usada em Educomunicação com Alunos do Ensino Básico Público em Zona Rural. A autora do projeto, Tainá Cassiana, acredita que o principal objetivo foi democratizar a fotografia, mostrar como esta mídia pode ser aliada na formação das crianças em cidadãos críticos e envolvidos no meio em que vivem, além de instigar a reflexão. Desta forma, conclui-se que o trabalho esteja no campo da Educomunicação porque defende o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional. De acordo com o projeto “Os alunos produziram suas fotografias analisando e refletindo sobre o espaço escolar”.


Assim como nos trabalhos citados anteriormente, teorias sobre composição, planos e enquadramentos. A autora orientou individualmente todas as crianças sobre as ideias do que cada um gostaria de transmitir e de que forma a fotografia poderia ser produzida. Os trabalhos foram realizados entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro e foram feitos seis encontros. Depois disto, as imagens foram expostas junto de frases produzidas pelos participantes sobre o que a fotografia representa para cada um, pessoalmente. "Fiquei surpresa com a receptividade deles. O projeto em si só aconteceu porque eles estavam afim, se não fosse a vontade, a curiosidade, o desejo deles de fazerem algo legal e aprender de fato, nada teria acontecido", comenta Tainá.


 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page