Radiojornal insere Educomunicação em escola osvaldo-cruzense
- Itamar Batista
- 21 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Definição de temas, levantamento de pautas, produção, realização de entrevistas, edição e publicação ao vivo. Esta é agenda do jornal Sesianos Advertem. Ao todo, são oito reportagens sobre educação, economia, moda e esporte que foram produzidas por 19 alunos do segundo ano do ensino médio. Antes da proposta do radiojornal, os alunos, por um projeto do Sesi intitulado Eixo Integrador de Linguagens, que é coordenado pela professora Claudineia Vanessa dos Santos, e que vinha sendo desenvolvido durante o ano, tinham a ideia de criar uma página no Facebook para divulgar diversas informações. Desta forma, decidiram manter o nome da página que já estava estabelecido e transportá-lo para o programa de rádio. "Sem a ajuda da professora que já coordenava o projeto, em ceder as aulas e colaborar com as tarefas e explicações, o projeto não teria tanto sucesso", afirma Renato Campanari sobre a ajuda da professora e coordenadora dos trabalhos. Os alunos da escola visitaram a rádio da cidade para que pudessem conhecer melhor como funciona o ambiente e de que forma os trabalhos jornalísticos em rádio são organizados.
O projeto do estudante Renato Campanari acontece no Sesi do município de Osvaldo Cruz e o objetivo era criar um radiojornal na unidade escolar que possa ser utilizado como ferramenta pedagógica.
O idealizador do trabalho, afirmou que "elaborar esse projeto não foi fácil. Inicialmente queria fazer em escola pública, porém, as burocracias eram muitas. Então acabei escolhendo o SESI que é uma escola que eu já estudei e facilmente abriria as portas para mim. Não pensei errado, no primeiro contato com a diretora da escola Solange Maria Baldim Marques, logo de cara já abraçou o projeto comigo e já indicou uma professora mediadora. Comecei a trabalhar com os alunos e eles foram se envolvendo cada vez mais com o projeto, tirando dúvidas, querendo realizar as atividades e o resultado na minha opinião ficou muito bom."
No vídeo abaixo, a estudante Milena Souza conta sobre a experiência em participar do projeto.
Comments