top of page

Estudante de jornalismo produz intervenção sobre bullying

  • Lucas Fernandes
  • 30 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Leandro Nogueira, 23, aluno de jornalismo, teve a idéia de fazer um projeto voltado para o bullying após visita à instituição Unipode (União de pessoas com deficiência). “O primeiro contato foi com a coordenadora, Patrícia Belchior, quando apresentei a proposta de produzir um projeto com a instituição, ela deu a ideia de falar sobre o bullying, pois o mesmo acontecia com os assistidos dentro da instituição”, disse.

O estudante conta como foi seu primeiro contato com os assistidos (adultos e idosos), as aulas foram divididas por períodos e por quantidade de pessoas, 30 alunos na parte da manhã e 30 a tarde. “O contato com os assistidos foi no mesmo dia, na sala onde eles ficam e conheci cada um deles. Todos tiveram um contato amoroso, onde cada um deles me abraçou e se apresentaram, nesse mesmo dia já foi feito registro fotográfico com eles”, afirma.

Leandro cita que teve dificuldade durante os encontros quando começou tratar do assunto e pedia a opinião dos assistidos. “A maior dificuldade foi quando eu resolvi abordar com eles o que era o bullying, onde eles ficaram tímidos e não queriam falar sobre o assunto. Após a exibição do filme “Que papo é esse” a aula foi boa, eles começaram a se expressar mais em relação ao tema apresentado”, pontua.


Assistidos durante um dos encontros tratando do bullying causados e sofridos por eles Foto: Leandro Nogueira




Projeto

No total foram sete encontros, quando foi explicado o que é educomunicação para os monitores, além da exibição do filme “Que papo é esse”. Os assistidos aprenderam também como lidar com a questão do bullying na instituição e em casa, foram usadas ilustrações fotográficas para eles. Também puderam expressar o entendimento deles sobre essa questão e como lidar com isso no dia a dia.

Após os encontros, o estudante disse que as mudanças causadas são visíveis e satisfatórias. “Depois de todo o projeto finalizado, pude ver uma mudança de atitude deles. Até desculpas para uma senhora que eles chamavam de “vó” eles pediram, pois ela não gostava de ser chamada assim. Senti uma satisfação em ver o resultado esperado”, finaliza.

A produção intitulada “O Bullying por meio das artes: Ação educomunicativa com pessoas com deficiências” teve como teoria a educomunicação, um dos temas apresentados para a produção deste projeto. A educomunicação tem como teoria a expressão mais ampla, em que o aluno possa se expressar e ser mais participativo no projeto de aprendizado, não somente como ouvinte, mas também fazendo parte da ação.

 
 
 

ความคิดเห็น


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page