História de Iepê vira tema de telejornal
- Ednéia Pedroso
- 29 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Durante todo os meses de Outubro e Novembro deste ano, o estudante de Jornalismo Evans Fitz desenvolveu um projeto de mídia-educação na Escola Estadual Antonio de Almeida Prado, da cidade de Iepê que fica a 75 km de Presidente Prudente (SP). Intitulado de “Uso do vídeo na escola: prática mídia-educativa na construção de um telejornal sobre a história de Iepê”, o total de 22 alunos do 2º Ano do Ensino Médio conheceram o passo a passo da produção de um telejornal e todo o histórico do município onde estão inseridos.
O telejornal “Iepê News” tem duração de 10 minutos e é resultado da disciplina de Comunicação e Educação ministrada pela professora e doutora Thaisa Sallum Bacco na Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp). A ideia do projeto é fazer com que os estudantes de jornalismo possam redescobrir suas habilidades e proporcionar ao público atendido uma reflexão crítica e analítica de um veículo de comunicação.
“Eu quis trazer o telejornalismo para que os alunos conheçam o potencial noticioso que a TV tem sobre as pessoas. Além de que contar a história da cidade por meio do vídeo é uma experiência inesquecível”, diz o futuro jornalista Evans.
A mídia-educação é uma vertente da Comunicação e Educação que pode ser trabalhada de duas formas: como objeto de estudo ou como ferramenta pedagógica. Evans optou pela prática da ferramenta pedagógica e, juntamente com a professora de história da instituição, Darlene Vieira de Campos Cabrera, produziu seminários, oficinas e 15 encontros com os estudantes.
“Eu amei o trabalho porque me fez repensar sobre notícias que são veiculadas e como os jornalistas trabalham na TV. Não aceito tudo como certo agora e consigo identificar elementos telejornalísticos como cabeça e escalada”, comenta a estudante Isabela Agnes, 16.
O projeto foi apresentado no pátio da instituição com a presença de 86 pessoas. A repercussão do telejornal despertou o interesse da direção escolar em dar continuidade. “Pensamos em realizar uma edição a cada três meses. Os alunos amaram, os professores elogiaram e acredito que veio a calhar”, conta a diretora Denise Vieira de Campus Duran.
Confira o resultado do projeto, o telejornal, que foi publicado no youtube, clicando aqui.
Commentaires