top of page

Jovens da Fundação Gabriel de Campos aprendem através de técnicas da Comunicação

  • Fabio Reis
  • 29 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

A Comunicação mudou a rotina de ensino na Fundação Gabriel de Campos, localizada no Jardim Maracanã, em Presidente Prudente, nos meses de outubro e novembro. Isso porque a oficina “O Uso do YouTube como experiência educomunicativa com jovens na Fundação Gabriel de Campos” levou experiências jornalísticas pra dentro da sala de aula.

Na oportunidade, foi aplicada uma oficina sobre a produção audiovisual para o YouTube, em que sete jovens e adolescentes, de 12 a 22 anos, divididos em dois turnos, tiveram quatro encontros (todos às sextas-feiras) para aprender técnicas jornalísticas e como desenvolver conhecimento através delas.

A combinação de câmeras, microfones, livros e muita vontade de aprender resultou na produção de quatro vídeos feitos pelos alunos atendidos pela Fundação, que foram publicados no canal do YouTube da obra.

O projeto foi aplicado pelo estudante Francisco Carvalho (21), do oitavo termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste.

“Eles aprenderam coisas que nunca tiveram contato, e talvez não pudesse ter se não fosse essa disciplina. Além disso, percebi que eles estavam conseguindo melhorar a forma de se expressar entre si, já que eram todos muito reservados. Foi algo muito satisfatório”, comenta Francisco sobre os resultados do projeto.

Aluna da Fundação entrevista uma das suas professoras durante a parte prática da oficina (Crédito: YouTube)

O estudante ainda pontua que a oficina serviu como uma reflexão para como a educação no país está defasada. “Eu encontrei pessoas com 22 anos que possuem dificuldade de escrever e que ainda nem terminaram o Ensino Médio. Isso é preocupante para nossa sociedade. Talvez se a Educomunicação tivesse sido aplicadas no ensino deles há um tempo, a realidade poderia ser outra hoje”.

E, como uma via de mão dupla, Francisco diz que aprendeu bastante com a aplicação do projeto. “A Educomunicação é uma área emergente na área do jornalismo. Temos muita coisa para fazer e trabalhar em cima dela. Com certeza pode ser uma opção a seguir depois de concluir minha graduação”, comenta.

Em tempos em que a educação brasileira vem sendo questionada, porque não dar uma chance às novas ideias e formas de ensinar?

Veja nesse blog a série de matérias produzidas sobre os resultados obtidos nos projetos aplicados na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora doutora Thaisa Bacco ao oitavo termo de Jornalismo da Facopp.

 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page