Projeto de rádio estudantil é proposto em escola de Osvaldo Cruz
- Raquel Siqueira
- 29 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Entre os meses de outubro e novembro, alunos do segundo colegial do Sesi de Osvaldo Cruz puderam vivenciar uma experiência de ensino diferente das habituais salas de aulas. O projeto educomunicativo Jornal Sesianos Advertem trouxe a proposta de uma rádio escolar para a escola e feita pelo próprio corpo estudantil.
O projeto foi realizado pelo estudante de jornalismo Renato Campanari, e faz parte da disciplina de Educação e Comunicação, ministrada pela professora doutora Thaisa Bacco, da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp).
Segundo Renato, a educomunicação é um campo que oferece algumas propostas diferentes de educação, onde a mídia é utilizada para o aprendizado e de forma democrática. “Esta teoria também pode auxiliar na gestão de colégios, oferecendo novas propostas, oficinas e um jeito mais humanizado de aprender”, conta o futuro jornalista.
Sobre o projeto, Renato conta que levou por volta de um mês para ser realizado. “Ofereci aulas de rádio, fizemos algumas dinâmicas para entender a notícia neste meio, dividimos a turma em editorias, realizamos testes para descobrir quem seriam os nossos apresentadores e fizemos uma visita a uma rádio”, explica.
O acadêmico conta que houve dificuldades ao longo do projeto, entretanto, as coisas foram ficando mais fácil à medida em que os alunos se envolviam e, no final, o resultado foi gratificante.
Para a professora Thaisa, a rádio na escola contribui para que alunos possam se expressar melhor, aprender a trabalhar em equipe e também cria um ambiente comunicativo dentro do espaço escolar. “A educomunicação gera uma autonomia e possibilita aos discentes uma apropriação crítica do mundo”, explica a docente.
O projeto foi apresentado para alunos do quinto ano da mesma instituição de ensino e no 1º Colóquio de Comunicação e Educação da Facopp, que aconteceu nos dias 22 e 23 de Novembro.
Comentários