top of page

Alunos de publicidade tem experiência com entrevista para rádio graças a Educomunicação

  • Giovana Farias
  • 1 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

O aluno do oitavo termo de Jornalismo, Gabriel Lanza, teve a ideia de juntar Publicidade, rádio e entrevista, tudo isso em prol da Educomunicação, com o objetivo de melhorar a escrita e a fala de jovens estudantes.

Alunos do oitavo termo de jornalismo, se depararam pela primeira vez na história do curso, com a matéria de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Bacco. Nesta disciplina, tiveram que planejar projetos que partiam das vertentes da Mídia-educação ou Educomunicação, em que precisavam desenvolver e aplicar em um grupo de pessoas, no meio educativo ou não, para que de alguma forma pudessem mudar o pensamento crítico desses indivíduos. Pensando nisso, o aluno Gabriel Lanza (22), já tinha em mente trabalhar com rádio, porém sua primeira ideia não deu certo, então decidiu juntar a Publicidade e entrevista, coisa que os alunos não estão nada familiarizados.

O título de seu de seu projeto foi “Publicirádio: A Experiência Educomunicativa de um Programa de Rádio Feito por Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda”, com o objetivo de criar programas de entrevista, com alunos do primeiro ao quarto termo do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, a Facopp. Ao todo, quatro alunos se interessaram, mas por fim, três deles finalizaram o trabalho, Gabriel teve três encontros com os alunos, que aconteceram na biblioteca do Campus ll da Universidade do Oeste Paulista, a Unoeste. Foram finalizados três programas de dez minutos que foram gravados no laboratório de Rádio da Facopp, com os entrevistados de experiência na área como Thomas Aguilera, Gustavo Grael e Priscila Guidini.



Gabriel conta que seu objetivo era melhorar a comunicação dos alunos, já que a forma como eles abordavam as pessoas e também a escrita não era nada boa. “A ideia era deixar eles mais soltos, mas eles tiveram muita dificuldade para entrevista, porque eles não tinha familiaridade nenhuma, no começo foi bem difícil”, comenta.

Além de locução e técnica de entrevista, foram trabalhados pauta, pré-projeto de criação dos programas e roteiro. “Quando fui convidado a participar do projeto, gostei muito da ideia, fazer algo que não seja da minha área, como a entrevista em rádio. Conhecer novas pessoas, e histórias diferentes, e fazer pauta é difícil, mas é bem legal. Gostei muito. O lado ruim foi apenas não ter conseguido fazer a entrevista a tempo”, conta João Pedro Oliveira Gomes da Cruz, um dos alunos participantes do projeto.

Depois da finalização, todos os alunos da turma do oitavo termo de Jornalismo, apresentaram o resultado de seus projetos em um Colóquio criado especialmente para a apresentação de todos os trabalhos.

 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page