Desenvolvimento da capacidade comunicativa entre jovens abrange olhar sobre a tecnologia em sala de
- Karen Dantas
- 1 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Em oito encontros realizados com 16 alunos da escola estadual Prof. Celestina de Campos Toledo Teixeira do distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente, foi desenvolvido e colocado em prática todo o conhecimento obtido pela aluna Jaqueline Galdino do oitavo termo de Jornalismo, na disciplina de Educação e Comunicação ministrada pela professora Thaisa Bacco, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
A aluna Jaqueline Galdino produziu o trabalho intitulado “Adolescentes e apropriação crítica da mídia: experiência educomunicativa a partir da produção de um blog”. O seu objetivo foi desenvolver e estimular a capacidade crítica e criativa dos jovens com idade entre 14 e 17 anos. A futura jornalista contou que, durante o período de realização de 29/09 a 22/11, seu maior desafio foi lidar com o público jovem, mas que “com o tempo, eles foram se envolvendo com o projeto, mostrando interesse e até fazendo questionamentos. Isso foi muito gratificante para mim”.
Seu projeto envolveu ao todo 16 alunos que são monitores da sala de leitura da escola, que juntos produziram 18 matérias para o Educatina Blog: tudo sobre a escola Celestina de Campos, 184 fotos foram produzidas e 13 vídeos (sendo que nem todos foram postados na mídia). Na produção conteve ainda o Quadro TOP 10, que continha indicações de leituras brasileiras. O grupo trabalhou em cima de uma carga horário de 25h, sendo elas dentro e fora da escola.
A aluna Allana Patrícia, 13, avaliou sua participação e aprendizado da seguinte forma: “Para mim essa experiência foi incrível, acredito que vai aproximar mais os alunos da escola e da prática de leitura. É, sobretudo, o ponto principal que vai ajudar a escola ser vista por todos, inclusive os trabalhos dos alunos”.
Já a aluna Maria Clara Naviel, 16, contou que já conhecia outras plataformas, mas “essa não e quando foi apresentado gostei muito dos recursos. Nós já queríamos montar um blog e agora com essa ajuda vamos conseguir levar a diante e usá-lo como ferramenta para mostrar para os alunos tudo que acontece na escola, os eventos, como a escola está crescendo”.
Comments