top of page

Menos desigualdade e mais tecnologia em sala de aula

  • Tháila Sisa
  • 1 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Na última semana (22/11), a Facopp apresentou o 1º Colóquio de Comunicação e Educação, onde a partir dos pilares da Educomunicação a aluna Thaís Luz apresentou o projeto desenvolvidos com 17 jovens da Associação Pró-Ranchariense de Apoio ao Trabalho do aprendiz (APRATA), de Rancharia.

Os assistidos da entidade de 14 a 16 anos, participaram de cinco encontros que abordaram as técnicas básicas de fotografia para celular, as oficinas foram engajadas após a transmissão do filme “A Procura da Felicidade” (2006). Após o vídeo e a teoria, cada participante registrou três fotografias, com o tema escolhido por eles, a desigualdade social.

Segundo o aprendiz Guilherme Perobelli Zambolim, 16, participar de uma experiência como esta contribuiu muito para a sua vida, pois aprendeu sobre as técnicas fotográficas que até o momento não tinha conhecimento. “Eu achei bem interessante participar desse projeto, aprendi várias coisas que nunca se quer passou pela minha cabeça que era assim, como ângulo de fotografia, luminosidade, bem gratificante participar”, diz Guilherme.

Já a aprendiz Isabella Ventura Rodrigues, 17, afirma que participar de um momento como esse foi de grande aprendizado, pois conhecendo as técnicas as suas fotografias ficaram melhores. “Foi ótimo, pois aprendi coisas que eu não sabia que existia, como as técnicas, agora as minhas fotos ficaram lindas, com outra qualidade”, comenta Isabella.

Com a atividade executada, os melhores registros foram selecionados pelos adolescentes para uma exposição fotográfica que acontecerá até esta sexta-feira (01/12).

De acordo com a mediadora do projeto Thaís, 27, foi muito empolgante realizar este trabalho, já que além de ensinar sobre algo que tem afinidade, ver o resultado das reflexão e as fotografias sobre desigualdade social a ajudou a enxergar como o a prática jornalística poder auxiliar no processo de aprendizagem de jovens que estão no mercado de trabalho. “Foi uma experiência inesquecível, ver os alunos se envolvendo, discutindo sobre um tema tão importante. Sem dúvidas sairá daqui fotógrafos conscientes”, ressalta Thaís.

A Educomunicação busca contribuir para a construção da cidadania de crianças, jovens e adultos, tem como objetivo a junção entre educação e comunicação, que pressupõe a utilização de prática comunicativa em estruturas formais e informais. “Esta prática possibilitou com que eu discutisse temas fundamentais para a construção de bons cidadãos, finaliza Thaís.

 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page