Paróquia São Paulo Apóstolo de Presidente Prudente recebe a primeira oficina de fotografia
- Thalita Cortez
- 1 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Projeto realizado pela aluna Thauana Pulido Frade, 20, da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente aborda o uso da fotografia para os jovens, com orientação da disciplina de Educação e Comunicação, do curso de Jornalismo. O planejamento da oficina teve início no dia 1º de outubro de 2017, como base, foi utilizada a área de Educomunicação para a transmissão de todo o conteúdo.
A escolha do campo da Educomunicação, ligado à área de intervenção “expressão comunicativa através das artes” teve como objetivo, proporcionar uma aprendizagem reflexiva e colaborativa por meio da manifestação artística e crítica dos jovens sobre a importância da religião. Dez participantes, com idade entre 13 a 24 anos, tiveram acesso aos conteúdos relacionados à produção da fotografia e legendas, realizadas pelos aparelhos celulares pessoais.
A duração do projeto contou com um mês para o ensino quantos às formas de utilização e elaboração do material, divulgado na página “Registros de fé”, criada pela autora do projeto, a partir das redes sociais. Foram publicadas seis imagens, produzidas pelos jovens da Paróquia. As legendas contaram com a reflexão proposta pela Thauana, relacionadas à fé e visão de cada participante.
A participante Mariana Souza, comenta que não são todos os dias que há reflexão dentro da igreja, com a produção das fotos foi possível entender o que se está fotografando. “Não basta a luz, o lugar, a imagem. Tem que sentir a imagem, o que se quer transmitir, sentir a magia da fotografia”.
Enquanto a produção acontecia, o feedback foi transmitido por um grupo de whatsapp, com dúvidas e sugestões da orientadora. Também foram realizados diferentes debates sobre o sentido da religião e como utilizar a imagem para transmitir opinião. “Utilizei a reflexão por meio da fotografia para que pudessem demonstrar a emoção que a religião trás na vida de cada um, de uma forma mais atrativa”, conta a aluna de Comunicação, que ficou satisfeita com o resultado do projeto.
Comentários