Alunos do 9º ano têm artigo publicado no jornal O Imparcial por meio de projeto de mídia-educação
- Ana Carolyna Simões
- 6 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Intitulado como “Jornal na escola: mídia-educação na construção de artigos jornalísticos”, o projeto realizado pelo aluno do oitavo termo de jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Alisson Negrini, possibilitou a vivência da profissão fora da sala de aula.
O trabalho faz parte da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaísa Bacco. Cada aluno ficou responsável por escolher um dos conceitos que embasavam o projeto, sendo: mídia-educação e educomunicacao. A partir daí, colocaram em prática o que aprenderam na teoria.
A escolha do aluno Alisson Negrini, foi a mídia educação, que insiste em educar por meio da comunicação. A área de intervenção utilizada foi a de ferramenta pedagógica. Durante o projeto o estudante teve o objetivo de ensinar adolescentes do 9º ano do colégio Criarte de Presidente Prudente, a como trabalhar o jornal opinativo.
Os encontros aconteceram durante 45 dias, no qual eram realizadas oficinas sobre o gênero opinativo. No final do projeto, o melhor artigo, produzido de acordo com o que foi ensinado, ganhou uma publicação no jornal O Imparcial na parte de artigo de opinião.

Artigo publicado no jornal O Imparcial teve como título "2018 o ano das fakes news. Cuidado! (FOTO: Alisson Negrini)
Para o estudante o auge do projeto foi quando dois jornalistas foram conversar com a turma, Gabriel Buosi do jornal O Imparcial e Fabiano Leamas, apresentador da Band Paulista. “Os alunos se sentiram muito mais atraídos quando conversaram com os jornalistas, eles perguntavam e se interessavam por cada parte. Desde a ideia de produzir um artigo até a publicação do mesmo”, relata Alisson.
A professora responsável pela turma, Elaine Amorim, agradeceu o projeto e a contribuição do graduando. “Tenho muito a agradecer ao Alisson por todo o desempenho do projeto, autonomia e apoio aos alunos. Eles adoraram cada momento de encontro”.
Para a professora da disciplina, Thaísa Salum Bacco, a teoria é usada de forma benéfica para a carreira dos futuros jornalistas em varias âmbitos, mas principalmente no entendimento sobre o verdadeiro papel do jornalismo na sociedade. “Enquanto uma ciência do conhecimento humano, o jornalismo tem o poder de transformar a sociedade seja por meio da notícia ou possibilitando a prática e o exercício da sociedade”
Comentarios