top of page

Estudante de jornalismo ensina produção de vídeo para jovens da Pastoral da Juventude

  • Marcelo Teixeira
  • 26 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Durante os meses de outubro e novembro, os jovens da Pastoral da Juventude de Pirapozinho (SP) puderam aprender um pouco mais sobre os processos da produção de um vídeo. Esse foi o objetivo do projeto “Educomunicação: vídeo como ferramenta para a divulgação dos 50 anos da Pastoral da Juventude”, realizado pelo aluno de Comunicação Social – Jornalismo, Junior Lessa.

Em encontros realizados aos domingos, na Paróquia São João Batista, 19 frequentadores da Pastoral, entre 17 e 23 anos tiveram a oportunidade de conhecer na prática como se realiza as etapas de uma produção de vídeo: pré-produção, produção e pós-produção. O trabalho foi feito em aproximadamente 30 dias e teve como tema os 50 anos da Pastoral, tendo o vídeo como ferramenta de divulgação da data.

O projeto de intervenção integra a disciplina de Comunicação e Educação, parte do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco. A área utilizada no projeto foi a Educomunicação, campo que tem como intuito utilizar os novos meios de tecnologia e informação, as chamadas TIC’S, como elemento de educação.

A escolha do campo da Educomunicação teve como área de intervenção a “expressão comunicativa através das artes”. Ou seja, os jovens conseguiram se manifestar de modo artístico (já que se trata de um vídeo para a plataforma Youtube) e criativo, com o intuito de se comunicar por meio do audiovisual para divulgar o aniversário de meia década da instituição.

No decorrer do projeto, os integrantes aprenderam técnicas de enquadramento de câmera, iluminação, além de práticas jornalísticas, como a produção de roteiro e as funções desempenhadas em uma gravação audiovisual (cinegrafista, apresentador, editor, etc).

Jovens da Pastoral tiveram o primeiro contato com produção de vídeo (Créditos: Junior Lessa)

Feedback

De acordo com o aplicador do projeto, os jovens nunca tiveram contato com nenhuma prática jornalística, o que provocou um enorme interesse e curiosidade dos participantes, que estiveram engajados em toda a execução da atividade. “Uma das alunas sem empolgou tanto que até disse que pretende prestar o vestibular para Jornalismo”, revela Lessa.

Ainda segundo Junior, além da avaliação positiva dos alunos, a experiência pessoal como professor foi enriquecedora. “Nunca tinha dado aula. Descobri que quando a gente ensina, a gente acaba absorvendo ainda melhor o conteúdo que passamos”, constata.

 
 
 

Commentaires


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page