top of page

Projeto de Educomunicação discuste assunto contemporâneo por meio de peça teatral

  • Michelle Santos
  • 26 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

O lançamento juntou alunos, professores e funcionários da Etec para prestigiar as peças feitas (Créditos: Victor de Oliveira)

Os alunos do 8º termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Prudente, Facopp, tiveram a oportunidade de desenvolvem no último semestre do curso um projeto de intervenção de Comunicação e Educação.

Dentre os trabalhos está o de André Silva, que desenvolveu um projeto de Educomunicação, com área de atuação em Expressão Comunicativa através das Artes. A disciplina é recente no Brasil e tem a proposta da junção dos campos de educação e comunicação.

Para dar forma à sua ideia o formando em Jornalismo decidiu usar o que sempre o atraiu, por isso decidiu fazer a junção do teatro e seu desejo em ensinar. “Eu sempre fui envolvido com o teatro desde pequeno. Por isso eu escolhi essa expressão artística para o desenvolvimento do meu projeto. Além disso, algo que eu sempre gostei também foi de ensinar as pessoas.”

A prática

O projeto “O teatro como ferramenta de Educomunicação para refletir sobre a Fake News e sobre suas consequências” foi desenvolvido na Etec Deputado Francisco Franco, em Rancharia. Os encontros foram iniciados na segunda semana de outubro. No total, foram realizadas 10 aulas, sendo que dois deles foram usados para reflexão sobre a Fake News, e os outros oito para montagem do roteiro e os ensaios para peça.

A turma usou o encontro para debater sobre a peça e o conteúdo dela (Créditos: André Silva)

O projeto desenvolvido pelo aluno envolveu duas turmas do Ensino Médio, com um total de 40 alunos. Cada uma delas foi responsável pela criação de uma peça teatral que deveriam ter embasamento nas aulas dadas durante o projeto.

Apresentação

Os alunos apresentaram o teatro no dia 05 de novembro, um mês após os encontros terem sido iniciados. O evento deu a oportunidade dos alunos, professores e funcionários da escola verem o resultado final das peças produzidas.

Para Carolina Franco Branco, coordenadora da Etec, o projeto além de trazer um tema atual para discussão, permitiu o trabalho em equipe dos alunos. “O mais legal foi o protagonismo discente, muitos alunos nos surpreenderam, pois eram tímidos e tinham dificuldades em falar em público. Outro ponto foi a escrita do enredo, que foi ótima.”

Os alunos montaram o próprio roteiro para peça com embasamento nas aulas sobre a Fake News (Créditos: André Santos)

Na hora de colocar em prática o que havia sido apreendido e ensaiado, a turma usou do bom humor para prender a atenção de quem assistia a apresentação. O resultado deixou os envolvidos satisfeitos, já que a turma entendeu e superou as expectativas.

 
 
 

Comments


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page