Projeto de intervenção ensina catequizandos a entender o sentido da fotografia
- Brenda Mariana de Oliveira
- 26 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

A universitária demonstrando fotos para os alunos como exemplo.
A paroquia Santa Bibiana da cidade de Martinópolis foi o objeto de estudo da aluna Bianca Pereira, do 8º termo de jornalismo, que auxiliou os alunos da 2 etapa da catequese a valorizar a capela por meio da fotografia.
A aluna optou em fazer seu projeto com a intervenção em artes, onde poderia trabalhar a fotografia junto com sua religião. A ideia da fotografia surgiu por seu apresso as aulas de fotografia na faculdade a onde sempre se identificou.
Segundo a aluna os catequizandos passaram por duas etapas até a produção das fotos. A primeira, foi a apresentação do projeto, onde foi explanado para os como seria feito todo o processo das fotos. Bianca aplicou aos alunos, conteúdos nas qual aprendeu durante a faculdade, como o enquadramento para a melhor foto e a posição. “Neste projeto, consegui aplicar para os meus alunos, aquilo que aprendi com meus professores de fotografia nos primeiros termos. Senti uma troca de experiências e principalmente me senti muito orgulhosa.”
As fotos foram elaboradas com o seguinte tema “ Significado da paróquia Santa Bibiana em sua Vida.” A partir deste tema, os alunos foram convidados a refletir sobre e a pensar como seria feito a produção das fotos, para que passassem todo o sentimento proposto pelo tema.
A prática
Aula prática foi aplicada aos arredores da igreja, onde com seus aparelhos celulares, os catequisando saíram para tirar foto de paisagens onde representassem o significado da capela aos seus olhos. A aluna, ensinou todas as técnicas de enquadramento para o melhor desempenho dos alunos.
Bianca diz que o projeto foi um aprendizado em sua vida e muito gratificante para seu desempenho quanto a jornalista. “Foi algo que me trouxe uma bagagem como pessoa e principalmente como profissional. Esses trabalhos fazem com que a gente possa vivenciar uma realidade dos pequenos na qual a gente não conhece. ˜
O ponto alto de todo o projeto, foi a avaliação, onde a aluna conta que naquele momento percebeu que todo seu trabalho valeu a pena, ao perceber que os alunos haviam absorvido aquilo que ela havia ensinado.

Foto de finalização do projeto.
Os projetos de intervenção são trabalhos propostos na matéria de Comunicação e Educação, lecionada pela professora Thaísa Bacco. A aluna finaliza dizendo que se sente grata.
Comments