Projeto de Educomunicação promove debates sobre a série The Handmaid’s Tale
- João Martins
- 29 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

O primeiro encontro, que foi realizado na Sala de Criação da Facopp, teve a participação de 14 estudantes. (Foto: Felipe Piquione)
O projeto intitulado “Leitura crítica no Ensino Superior: Discussões Educomunicativas sobre temas de audioviosuais on e off-line”, desenvolvido pela estudante Janaína Tavares, trouxe como base a série The Handmaid’s Tale para debater sobre diversos assuntos com jovens universitários da Unoeste.
O trabalho foi executado durante o segundo bimestre da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Bacco no 8º termo de Jornalismo. Como conteúdo teórico são apresentados as duas interfaces da área: Mídia-educação e Educomunicação.
A aluna utilizou o conceito de Educomunicação como embasamento do projeto, que consiste em levar recursos de mídia para a sala de aula. Neste trabalho, foi utilizada a série The Handmaid’s Tale para abordar e debater assuntos ligados a realidade atual em que a sociedade está inserida.
“Eu escolhi essa série, porque, além de ser fã dessa obra, ela também é muito essencial porque fala sobre assuntos polêmicos e relevantes que precisam ser discutidos cada vez mais entre os jovens”, afirma.
A EXECUÇÃO DO PROJETO
Janaína relata que o seu projeto envolveu a questão da interdisciplinaridade, ou seja, outros cursos da Unoeste também participaram do trabalho, tornando-se um projeto de extensão. “Ele foi vinculado ao NEIA (Núcleo Estudantil de Incentivo à Arte) e mais duas estudantes da universidade, uma do curso de Psicologia e uma de História, colaboraram para que o projeto se tornasse realidade.”
Segundo ela, foram realizados quatro encontros, e em cada um deles, várias temas foram discutidos, usando a série The Handmaid’s Tale como base para debater temas cotidianos.
“No primeiro, foi feita uma contextualização de como o projeto iria funcionar e oportunidade de cada um se apresentar e explicar que não era necessário ter assistido a série para participar. No segundo, o foco foi debater sobre como é possível manter e expressar a identidade nos dias atuais, trazendo trechos da série que abordavam esse assunto. No terceiro, falamos sobre como combater a violência contra a mulher, usando como base o feminismo. O quarto e último encontro, foi a avaliação para saber como foi a experiência de cada um e se eles conseguiram exercer o pensamento crítico.”
OS RESULTADOS
Segundo Maitê Perrone, diretora do NEIA, quando o projeto foi idealizado, um dos principais objetivos era dar suporte para que o pensamento crítico fosse colocado em pauta e disseminado na universidade.
“A minha reflexão pessoal acerca das temáticas tratadas foi muito rica, sendo muito benéfico expor minha opinião para o grupo, assim como a importância de debates estarem sendo promovidos na instituição foi reforçada, o que me estimula a seguir com o NEIA.”
A aluna Jennifer Figueiredo, do 6º termo de Jornalismo, esteve presente nos encontros, e conta que teve interesse em participar do projeto, por saber da competência de Janaína e por já ter assistido a série. “Pela primeira vez em três anos de faculdade estou tendo a oportunidade de conversar abertamente sobre assuntos que geralmente não são debatidos publicamente”.

No último encontro (avaliação), os participantes foram incentivados a se expressar sobre como foi a experiência das discussões realizadas durante o encontro. Foto: Janaína Tavares
Já para a idealizadora, Janaína Tavares, os resultados foram muito positivos, pois percebeu que todas as pessoas que participaram estavam abertas a discutir sobre esse assuntos.
“Mesmo os temas debatidos ainda serem tabus perante a sociedade, todos deram opiniões, trocaram relatos e experiências, porque eles tinham noção de aquele lugar era um espaço de acolhimento seguro, podendo se expressar sem serem julgados. Portanto, acredito que o meu objetivo foi alcançado”, finaliza.
Comments