Projeto de mídia-educação ensina a leitura crítica através da fotografia para alunos da Etec de Pres
- Jaqueline Piva
- 29 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Com objetivo de tornar alunos com faixa etária de 14 a 17 anos cidadãos com senso crítico, o aluno Jean Ramos, aluno do 8º termo de Jornalismo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), aplicou na Etec Adolpho Arruda de Mello uma oficina de fotografia.
Intitulado como “Oficina de Fotografia pelo celular para leitura crítica do mundo”, o projeto é fruto de um trabalho da matéria de Educação e a Comunicação da professora Thaisa Bacco.
Neste projeto os alunos tiveram embasamento sobre as teorias de educomunicação e mídia-educação para realizar a intervenção. Nesse sentido, o projeto do aluno Jean Ramos adotou a teoria de mídia-educação, visto que o objetivo era criar a criticidade nos participantes através da mídia fotográfica feita pelo celular.
A abordagem do conteúdo visa fazer com que através de uma mídia pessoas possam criar um senso crítico e entender questões sociais importantes para um bom convívio e entendimento de mundo independente do espaço.
O andamento do projeto
Com oito encontros, o projeto do aluno reuniu os participantes e durante os primeiros encontros foram ministrados por eles teorias sobre fotografia, ângulos e planos, tudo por meio do celular.
A partir do terceiro encontro os alunos começaram a fotografar ambientes e objetos da escola. Como resultado final eles produziram fotos que continham críticas sociais, como acessibilidade, bullyng, falta de estrutura, saneamento básico e deteorização.
Beatriz Carnelós gostou muito, mas ela queria conhecer mais profissionalmente a fotografia, como estúdio e máquinas.
Para divulgar o trabalho, os alunos criaram uma página no Instagram, onde colocaram todas as fotos que foram tiradas. Para acessar e conferir as fotos, clique aqui.

Foto produzida por participante da oficina para retratar a falta de acessibilidade
Comments