Estudante de comunicação cria oficina para ajudar comerciantes a vender por meio do Instagram
- Milena Bispo
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2020

O projeto “Experiencia educomunicativa: oficina de produção de conteúdo para instagram comercial” foi desenvolvido pela aluna Ariane Balbino e teve como objetivo ajudar comerciantes a criarem conteúdos de qualidade para atrair o público de uma empresa ou comércio.
O projeto foi executado durante o segundo bimestre da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Bacco, no 8º termo de Comunicação Social - Jornalismo.
A oficina foi feita totalmente online através da plataforma Google Meet, onde todas as pessoas, sem restrição de sexo ou idade, puderam participar. Os encontros foram bem sucedidos e contou com a participação de doze pessoas, entre eles, comerciantes, assessores e criadores de conteúdos.
Em parceria com o Sincomércio, Ariane conta que como estagiária do Sindicato Patronal, observou a dificuldade logo no início da pandemia, pois os comerciantes não tinham como vender com o comércio fechado.
“Acredito que o Instagram tem muitas ferramentas a favor do comerciante e do criador de conteúdo, principalmente as ferramentas comerciais. Vender hoje em dia se tornou difícil, a concorrência é grande e os comerciantes precisam buscar soluções para se aproximar do seu público. Nada melhor que uma rede social com tanta interação como o Instagram, que proporciona essa proximidade com o outro.”, diz Ariane.
Ariane conta também que fez a divulgação da oficina nas redes sócias do Sindicato, para que os comerciantes pudessem se inscrever.
A formanda em Jornalismo aplicou o conceito de educomunicação como embasamento do projeto. A oficina contou com três encontros, do qual o ultimo foi uma mentoria individual. Entre os assuntos abordados, temos: as ferramentas que o próprio Instagram oferece, os tipos de conteúdos para postagens (inspirador, útil, cultural, informativo e educativo) e a importância de conhecer o seu público-alvo.
Resultados
Segundo Vitalino Crellis, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente, a oficina foi uma grande oportunidade para os comerciantes neste período pós-quarentena e declara que tem interesse de repetir a oficina posteriormente de forma presencial na sede do Sindicato.
Já Fabiana Peres Souza, uma das participantes afirma que “Foi incrível, mostrou um caminho certo pra quem quer conseguir atingir mais pessoas e ter um bom conteúdo.”
Comments