top of page

Projeto de Educomunicação ajuda crianças e jovens a conhecerem mais sobre a carreira de jogador

  • Beatriz Monteiro
  • 25 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2020

A aluna Isabela de Souza Silva mostrou a antiga e conhecida paixão que tem por futebol ao criar um projeto para a disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora doutora Thaisa Sallum Bacco.


Com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes a entenderem melhor as conquistas e dificuldades existentes na caminhada para ser um jogador de futebol, o projeto intitulado “Sonho de ser jogador: participação em uma coletiva de imprensa como prática educomunicativa” reuniu oito sonhadores da cidade de Presidente Prudente, com idades entre 11 e 14 anos, para fazerem parte de uma coletiva com o jogador do Grêmio Prudente, Carlos Eduardo Ribeiro, mais conhecido como Kadu.


Crianças e adolescentes tiraram todas dúvidas sobre a carreira de jogador com Kadu por mais de meia hora em live transmitida pelo Facebook (Foto: Reprodução/ Facebook)
Crianças e adolescentes tiraram todas dúvidas sobre a carreira de jogador com Kadu por mais de meia hora em live transmitida pelo Facebook (Foto: Reprodução/ Facebook)

Isabela conta que, além da paixão pelo futebol, a ligação com duas áreas do jornalismo foram pontos fortes para a escolha do tema. “Sempre gostei muito de esporte e queria fazer algo relacionado a isso nesse projeto. Como sempre tive uma ligação forte com a Assessoria de Imprensa e a comunicação organizacional, pensei em fazer uma coletiva afim de proporcionar aos participantes uma experiência de saber tudo o que eles queriam de um jogador de futebol.”, relatou.


A interface designada para o projeto foi a educação para a comunicação, pois, como destaca Isabela, os participantes tiveram a oportunidade de entender a comunicação e também aprender como utilizá-la, tanto na prática como na teoria.


Durante dois encontros, por meio de chamada de vídeo, antes da realização da coletiva, os participantes puderam discutir assuntos relacionados ao futebol, como histórias de superação de jogadores, e se prepararem para a coletiva de imprensa, escrevendo as perguntas que seriam feitas ao zagueiro Kadu.


Durante dois encontros por chamada de vídeo, os participantes do projeto puderam se preparar para a coletiva de imprensa (Foto: Reprodução/ Meet)
Durante dois encontros por chamada de vídeo, os participantes do projeto puderam se preparar para a coletiva de imprensa (Foto: Reprodução/ Meet)

Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook no dia 06 de novembro, que teve 30 pessoas assistindo simultaneamente, as crianças e adolescentes tiraram todas dúvidas sobre a carreira de jogador com Carlos Eduardo por mais de meia hora e colocaram em prática as técnicas de coletiva de imprensa aprendidas.


A autora do projeto ressalta a repercussão positiva do trabalho entre os parceiros, pais e responsáveis, e principalmente entre os participantes, que até já querem bis: “Todos gostaram do trabalho realizado. Os pais agradeceram a oportunidade para os filhos, pois eles nunca haviam tido um contato com um jogador de futebol, então foi um desejo realizado e um aumento de esperança pra eles. Os parceiros, de início, acharam a ideia muito boa por poder atingir crianças que ainda estavam distantes desse sonho, depois de realizada e sentir como foi com as crianças, eles destacaram que elas foram muito bem com relação às perguntas e na forma de se portar durante a entrevista. Quanto às crianças, no mesmo dia agradeceram pela oficina e até perguntaram quando teria outra (risos).”

 
 
 

コメント


© 2017 por "ComTexto". Criado com Wix.com

bottom of page