Aplicativo Tik Tok é utilizado como ferramenta educativa para crianças do Colégio Renascer
- Isabela Souza
- 25 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2020
Participantes tiveram quatro encontros e produziram vídeos com temas que estão em alta no momento
Como peça prática da disciplina de Comunicação e Educação, a aluna Beatriz Monteiro, do oitavo termo de Jornalismo, deu vida ao projeto “Mídia-educação: uso do formato de vídeo do Tik Tok como ferramenta educativa”, realizado com alunos de 10 anos de idade, estudantes do Colégio Renascer, localizado no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Devido à pandemia do coronavírus, a estudante optou por realizar as aulas com os participantes de forma on-line pela plataforma Google Meet. Durante os encontros, os participantes puderam discutir sobre o Tik Tok, pesquisar sobre temas atuais e produzir os próprios vídeos. Os temas escolhidos para a execução dos vídeos, foram: meio ambiente, fake news, pandemia, racismo e desigualdade social.
O Tik Tok permite a edição, publicação e compartilhamento de vídeos de até 60 segundos, sendo uma rede social que se encaixa em uma das principais características do on-line, a instantaneidade. Referente à escolha, a futura jornalista explicou que esse é o aplicativo do momento: “Pensei em uma mídia que as crianças fossem gostar de trabalhar com. É uma rede social atual e dinâmica, que ganhou muito destaque neste ano, devido à pandemia”.
Quanto às expectativas, Beatriz afirma estar satisfeita com o trabalho desenvolvido e o desempenho das crianças. “Fiquei com medo de não conseguir realizar o projeto, por conta de os encontros serem a distância. Achei que não ia conseguir instruir as crianças na produção dos vídeos por meio das chamadas de vídeo. Mas eles foram muito criativos e produziram vídeos ótimos, de acordo com o que nós tínhamos conversado nos encontros”, finalizou.
Comments