Escola estadual de Presidente Prudente recebe projeto educomunicativo da Facopp
- João Victor Coutinho
- 25 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2020
O estudante do 8º termo de jornalismo na Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp),
Luan Buzzo, 22, realizou um projeto de intervenção, utilizando-se das práticas educomunicativas, para a produção de uma revista digital com alunos, professores e funcionários da escola estadual Fernando Costa, de Presidente Prudente.
O projeto contou com 14 participantes, entre as idades de 14 a 56 anos. Devido à pandemia da Covid-19, os encontros entre os colaboradores foram feitos de forma online. Segundo o autor do projeto, Luan Buzzo, a primeira dificuldade foi encontrar os alunos que gostariam de participar. Para isso, ele pediu “para os professores convidarem todos os alunos com quem eles tinham contato, mas a procura inicial foi baixa. Tive que insistir com os professores e eles insistirem com alunos. No final, seis estudantes fizeram parte da revista”.
Com a formação da equipe de voluntários, foram organizados quatro encontros: o primeiro para explicar o projeto; o segundo para apresentar a “intencionalidade” dentro do jornalismo; e os dois últimos tiveram como finalidade a edição e diagramação da revista.
A revista conta com 20 páginas, distribuídas entre crônicas, poesias, dicas literárias, textos educativos e históricos, artigo de opinião, entre outras seções. A principal característica destas produções, segundo Luan, foi a liberdade que todos tiveram para criar. “Não foi definido previamente o que cada um iria escrever, nem mesmo a temática. Outro ponto interessante a se destacar é o fato de todos terem tido a mesma posição hierárquica na equipe. Todas as opiniões foram ouvidas.”
Quanto aos resultados alcançados, Luan diz pressentir que o projeto terá continuidade. Ele que é Agente de Organização Escolar na escola em que a revista foi criada, relata que após a publicação da primeira edição três professores já o procuraram para perguntar quando será a próxima, pois fazem questão de participarem.

Foto: Capa da revista digital/Divulgação
Commentaires