Estudante orienta estagiários a criar conteúdos para redes sociais de uma instituição
- Bianca Móra
- 26 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Como forma de dar continuidade ao projeto de intervenção realizado no ano passado pela aluna Melyssa Santos, na matéria de Comunicação e Educação do curso de Comunicação Social - Jornalismo, a estudante Jennifer Figueiredo, organizou uma oficina educomunicativa, orientando os estagiários da Pastoral dos Agentes de Proteção aos Animais da Igreja Maristela de Presidente Prudente a como adequarem as redes sociais da instituição e também ensinou técnicas de criação de conteúdo para Facebook e Instagram, tendo apenas dois encontros e feita remotamente.
A interface trabalhada durante o projeto foi a Educomunicação. Que tem como um dos objetivos ampliar o fator comunicativo em qualquer espaço a partir de projetos de diferentes disciplinas. O projeto foi dedicado à área da educação para a comunicação, com o propósito de compreender o fenômeno da comunicação em diferentes níveis: interpessoal e grupal ou organizacional e massivo.
A OFICINA

O projeto feito remotamente utilizando o Google Meet, tendo dois encontros, sendo eles realizados respectivamente no dia 05/11 e 12/11.
No primeiro encontro, a pesquisadora explicou sobre as principais características das redes sociais (Facebook e Instagram), ensinou técnicas para a melhora na produção de textos para as mídias, orientou formas de adequar as mídias sociais da Pastoral com informações de relevância para os usuários, e também ao final os participantes puderam analisar as redes e discutir sobre o que poderia ser melhorado.
No segundo e último encontro, foi discutido a respeito da criatividade na hora de produzir conteúdos, a estudante explicou sobre as ferramenta e funções do Canva e como deixar uma postagem mais atrativa e informativa utilizando o mesmo, e também realizou uma atividade prática por meio da plataforma.
RESULTADOS

A estudante e idealizadora da oficina, Jennifer Figueiredo, conta que o projeto foi uma experiência bastante gratificante, por poder contribuir para uma causa tão nobre, como a proteção animal, pela qual a mesma simpatiza.
Ainda conta que os estagiários apresentaram muito interesse em aprender e interagiram de forma satisfatória com o projeto. Ela acredita ter sanado boa parte das dúvidas e dificuldades ou mesmo curiosidades sobre as mídias sociais.
Antes mesmo do fim da oficina, os participantes tomaram a iniciativa de realizar as primeiras melhorias nas redes sociais da Pastoral.
Ana Flávia Martin, de 19 anos, conta a sua experiência e o seu feedback positivo: "Eu gostei do conteúdo! Gostei de aprender sobre as redes sociais e suas diferenças, porque ajudou a compreender que tipo de conteúdo produzir para cada um e como produzi-los. A oficina ajudou a obter conhecimento sobre mídias sociais. Eu dou nota 10 porque o projeto foi dinâmico e explicativo”.
Luan Buzzo, de 22 anos, outro participante da oficina, elogiou a idealizadora e também aos assuntos tratados durante a oficina: “Acredito que o conteúdo foi muito bem preparado. A qualidade apresentada mostra a dedicação da aplicadora com pesquisas e conhecimento sobre os assuntos tratados. Avalio como bom, mostrou muito empenho para oferecer um conteúdo de qualidade”.
Comments